fotos: Pablo Bernardo
violento.
Preto Amparo, Grazi Medrado, Alexandre de Sena, Pablo Bernardo (MG)
adjetivo.
1. que ocorre com uma força extrema ou uma enorme intensidade. 2. em que se emprega força bruta; brutal, feroz. 3. que possui grande força, grande poder de ataque ou de destruição. 4. falta de moderação, excessivamente enfático; veemente. 5. que apresenta agitação intensa; agitado, revolto, tumultuoso. 6. que perde facilmente o controle sobre si mesmo; irascível, colérico. 7. que contraria o direito e a justiça. 8. diz-se da morte causada pela força ou por acidente.
O espetáculo violento. se desenha pela trajetória de um jovem negro na sociedade, diretamente atingido por abordagens policiais, encarceramento em massa, o genocídio em curso e a hipersexualização do corpo negro acrescida de elementos urbanos e ritos de passagens contemporâneos.
violento. instala no território dramático uma experiência. Uma imersão no pensamento do que é a negritude em diálogo com o que pode ser/estar contemporâneo. O processo histórico colonial brasileiro traduziu a experiência da negritude a uma expressão de violência. O espetáculo se apropria desta violência como artifício estético e criativo, para rasurar, perfurar, e (re)configurá-la enquanto signo. Uma prática que busca elaborar formas de subjetividades pretas esteticamente. Cenicamente é através de uma série ritmada de atos, que trabalham sob uma superfície de signos, que a obra busca reenviar a ancestralidade negra para um certo repertório contemporâneo de imagens da violência. O espetáculo envolve dois vetores inseparáveis: o trabalho sofisticado sobre os sentidos e o aspecto brusco, irrepetível, da produção de acontecimento e de convívio. Ou seja, é uma experiência que busca produzir novas possibilidades de se pensar a estética negra no âmbito cênico/artístico/cultural.
Atuação Preto Amparo
Direção Alexandre de Sena
Dramaturgia Alexandre de Sena e Preto Amparo
Assessoria Dramatúrgica Aline Vila Real
Preparação Corporal Wallison Culu/Cia Fusion De Danças Urbanas
Trilha Sonora Alexandre de Sena e Preto Amparo
Assessoria Trilha Sonora Barulhista
Ilustração Cata Preta
Registro em Foto e Vídeo Pablo Bernardo
Assessoria de Imprensa Alessandra Brito
Produção Grazi Medrado
Duração 50min
Indicação etária 16 anos